• Home
  • CuidaamorQuem Somos
    • Quem Somos
    • PCD – Plano de Cuidados Domiciliar
    • Nossa Equipe
    • Nossas Campanhas
    • Notícias
  • DiferencialPlanos Diferenciados
  • Contratos71 3506-9426
  • Curso de CuidadoresEstrutura do Curso
    • Estrutura do Curso
    • Agenda
  • Fale ConoscoAgende uma Visita

Blog Post

0 Comment

Animais podem dar apoio emocional a idosos

30 jul 2020
Janaina Sacramento
afeto, animais, animais e idosos, cuidados, emocional, gato, idosos, pets

Especialista explica que a companhia de pets pode gerar ações hormonais que combatem a tristeza gerada pela negligência dos parentes

O número de idosos aumentou de 25,4 milhões para mais de 30 milhões de 2012 a 2017 no Brasil. No mesmo período, esse público cresceu em 33% nos albergues e asilos, saltando de 46 mil para 61 mil. Esses dados, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acompanham as 32,6 mil denúncias de abandono, violência psicológica e patrimonial contra pessoas mais velhas, registradas pelo Disque 100 em seu último levantamento.

“A prevenção de doenças está fazendo com que os cidadãos tenham mais tempo de vida. Isso é bom, mas a solidão entre idosos aumenta cada vez mais”, afirma a enfermeira e professora de Gerontologia da Universidade de São Paulo (USP), Rosa Chubaci.

Segundo ela, essa realidade expõe uma situação de negligência contra o idoso no País, mas atenta também para a busca por alternativas que revertam isso, tal como a companhia de animais de estimação. “A presença de pets estimula esse público a ter um comportamento de cuidado, satisfação, alegria, alívio do stress e da tristeza”, afirma.

Um exemplo disso está na rede de hospitais Northwell Health, nos Estados Unidos: idosos enfermos recebem a visita de um gato cego, o Donny, toda a semana para lhes dar apoio emocional aos idosos com Alzheimer, demência e câncer.

O felino deita no colo dos pacientes e arranca sorrisos por onde passa. Dona Susan (da foto acima), de 88 anos, trata um câncer no pulmão com radioterapia e mantém o bichano ao seu lado sempre que possível. “Esse é o meu Donny”, diz ela emocionada em um vídeo.

Companhia de pet pode prevenir doenças

Rosa conta que os animais são capazes de gerar mudanças no organismo do ser humano ao criar com ele uma relação de carinho. “Esse vínculo causa a liberação do hormônio da satisfação, chamado serotonina, que faz com que a pessoa diminua a liberação de hormônios que causam tristeza em situações como a do desamparo familiar”, explica.

A serotonina é um neurotransmissor que regula questões comportamentais como o humor e o sono, gerando a sensação de bem-estar. Quando ativada, ela pode inibir a atividade do cortisol, hormônio responsável pelo estresse.

Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Médicas Baker, na Austrália, indicaram que os animais podem inibir o esgotamento físico em pessoas com idade avançada. Eles examinaram 5,7 mil adultos e idosos, dos quais apenas 784 (13,6%) tinham pets. No final das análises, calcularam que essas pessoas com bichos em casa apresentavam menor pressão arterial do que as outras. Além disso, possuíam menor concentração de triglicerídeos do plasma sanguíneo – substância que, em excesso, pode causar problemas como inflamações agudas no pâncreas e colesterol.

“Os donos de animais de estimação se mostraram com menores chances de contrair doenças cardiovasculares, e isso não era explicável com base no tabagismo, dieta, índice de massa corporal ou perfil socioeconômico”, explicam os autores do estudo.

Os especialistas identificaram, ainda, níveis de sedentarismo menores nos pacientes com cachorros. Um dos motivos foi o estímulo ao exercício físico que um cão gera no proprietário ao ter de levar a espécie para passear.

Qual é o animal mais adequado para o idoso?

A médica veterinária mestre em comportamento animal pelo Instituto de Psicologia da USP, Carolina Rocha, alerta que esse público deve tomar cuidado na escolha, para que o bicho não traga preocupações excessivas que extrapolam a capacidade física de uma pessoa em idade avançada.

A preocupação dela se espelha no elevado número de acidentes registrados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos: de 2001 a 2006, o órgão calculou 520 mil quedas de norte-americanos atribuídas, majoritariamente, a cães e gatos.

“O ideal é optar por um animal adulto, porque eles têm personalidade mais desenvolvida e menos chances de apresentar um comportamento agitado, como a destruição de objetos”, orienta. A especialista acredita que essa iniciativa estimula a adoção de pets que, infelizmente, têm poucas oportunidades de conseguir uma família.

Ela recomenda, também, a procura por animais de pequeno ou médio porte, para que não haja risco de acidentes devido à força do pet. Além disso, Carolina aconselha priorizar vira latas. “É uma boa opção, porque eles tendem a ser mais afetuosos e ter menos problemas de saúde. Durante o processo de adoção em ONGs ou abrigos, os profissionais podem indicar qual é a personalidade mais adequada para conviver com um idoso”, afirma.

Fonte: Estadão

Autor

Vamos Compartilhar

  • google-share

Faça seu Comentário Cancelar resposta

*
*

captcha *

Posts + Populares

Cuidamor é destaque no jornal A Tarde

No Responses.

Os perigos dos medicamentos falsificados: saiba como identificá-los

No Responses.

A nova cartilha para cuidar bem da pele dos idosos

No Responses.

Idosos descuidam dos óculos e usam lentes inadequadas

No Responses.

Palávras Chaves

alimentação Alzheimer atividade fisica bem estar casa coronavírus cuidador cuidador de idosos cuidadores cuidadores de idosos cuidadores de idosos salvador cuidadores salvador cuidados cuidamor cuidamor salvador cuidar câncer de mama diversão doença doenças envelhecimento familia hidratação idade idoso idosos idosos salvador isolamento música natal novembro azul olhos outubro rosa outubro rosa idosos pele prevenção saúde saúde do idoso sol sono terceira idade tratamento verão água óculos

Vídeos News

Mais Populares

Comer pouco é o segredo para viver muito, diz aposentado de 103 anos

No Responses.

Monitorar idosos a distância, com pulseira e sensor de queda, vira negócio4

No Responses.

O Envelhecimento saudável

No Responses.

Contato rápido

  1. Nome *
    * Nome
  2. Email *
    * Por favor entre com endereço de email válido
  3. Mensagem *
    * Por favor entre com a mensagem
Agencia maissucesso - Criação de Sites
Estatuto do Idoso