• Home
  • CuidaamorQuem Somos
    • Quem Somos
    • PCD – Plano de Cuidados Domiciliar
    • Nossa Equipe
    • Nossas Campanhas
    • Notícias
  • DiferencialPlanos Diferenciados
  • Contratos71 3506-9426
  • Curso de CuidadoresEstrutura do Curso
    • Estrutura do Curso
    • Agenda
  • Fale ConoscoAgende uma Visita

Blog Post

0 Comment

Festa junina: dançar é um ótimo exercício para idosos e faz bem para o cérebro

08 jun 2018
Janaina Sacramento
cuidados, cuidamor, cuidar, dança, dançar, festa junina, idosos dançar, sao joão

Praticar exercícios físicos faz bem para o corpo e também para a mente. Combater o sedentarismo pode render grandes benefícios ao cérebro. Especialmente para quem está na terceira idade. “Fazer atividade física não só melhora a oxigenação e o fluxo sanguíneo no cérebro, mas também ativa os reflexos e ajuda a prevenir doenças que interferem na microcirculação cerebral e afetam a memória, como hipertensão e diabetes. Por isso, é uma excelente maneira de beneficiar as habilidades cognitivas na terceira idade e ajudar os idosos a manterem-se lúcidos, ativos e menos suscetíveis a quedas provocadas pela perda natural de mobilidade”, comenta o neurologista Mauro Atra, do Hospital do Coração, de São Paulo (SP).

Tai-chi-chuan, corridas e caminhadas estão entre os tipos de exercício mais indicados para os idosos. Contudo, nenhuma delas é tão completa e prazerosa quanto a dança. De acordo com o especialista, dançar auxilia o condicionamento físico na mesma proporção em que estimula o funcionamento cerebral. “Enquanto dançam, os idosos sempre estão aprendendo algo novo. Isso cria uma série de novas conexões neurais que sistematicamente estimulam novas áreas do cérebro. Portanto, além de proporcionar grande parte dos benefícios da prática de exercícios físicos, a dança aprimora a capacidade de raciocínio e ainda traz inúmeros ganhos de ordem emocional relacionados à alegria que ela proporciona aos idosos”, esclarece o neurologista.

A busca pelo bem-estar mental é quase tão importante para o cérebro quanto a prática de atividade física. Sair, bater um papo descontraído com os amigos sobre assuntos leves e agradáveis, por exemplo, traz alívio e descanso para a mente. No momento em que isso acontece, o órgão se recompõe e apresenta mais condições de se manter ativo e funcionar bem. “Vivenciar boas emoções e evitar altos níveis de estresse ajuda os idosos a raciocinar melhor e ter mais disposição no dia a dia. Portanto, além de se exercitar, é altamente recomendável que eles caminhem pelos lugares que gostam, participam de jogos, leiam, relaxem, durmam um pouco mais, quando possível, e aprofundem-se em assuntos de seu interesse”, afirma Mauro Atra.

Fonte: Revista Encontro

Autor

Vamos Compartilhar

  • google-share

Faça seu Comentário Cancelar resposta

*
*

captcha *

Posts + Populares

Dicas para lidar com a ansiedade nos idosos

No Responses.

A tecnologia como inclusão na terceira idade

No Responses.

Número de idosos no Brasil deve dobrar até 2042, diz IBGE

No Responses.

Por que idosos estão entre os grupos mais vulneráveis ao coronavírus? Saiba quais são os riscos

No Responses.

Palávras Chaves

alimentação Alzheimer atividade fisica bem estar casa coronavírus cuidador cuidador de idosos cuidadores cuidadores de idosos cuidadores de idosos salvador cuidadores salvador cuidados cuidamor cuidamor salvador cuidar câncer de mama diversão doença doenças envelhecimento familia hidratação idade idoso idosos idosos salvador isolamento música natal novembro azul olhos outubro rosa outubro rosa idosos pele prevenção saúde saúde do idoso sol sono terceira idade tratamento verão água óculos

Vídeos News

Mais Populares

Comer pouco é o segredo para viver muito, diz aposentado de 103 anos

No Responses.

Monitorar idosos a distância, com pulseira e sensor de queda, vira negócio4

No Responses.

O Envelhecimento saudável

No Responses.

Contato rápido

  1. Nome *
    * Nome
  2. Email *
    * Por favor entre com endereço de email válido
  3. Mensagem *
    * Por favor entre com a mensagem
Agencia maissucesso - Criação de Sites
Estatuto do Idoso