Saiba como diminuir as chances de ter catarata
As cataratas são uma doença associada à vista e prejudica a visão. Carateriza-se pela perda progressiva da transparência do cristalino (lente natural do olho) podendo afetar um ou dois olhos e podem evoluir com ritmos diferentes em cada um deles.
A maioria das cataratas relaciona-se com a idade, correspondendo a um processo degenerativo. Portanto, as cataratas são mais comuns nas pessoas mais idosas, sendo, por isso, uma das doenças mais comuns nos idosos. Em Portugal, estima-se cerca de 170.000 pessoas sofram de cataratas – 6 em cada 10 pessoas com mais de 60 anos apresentam sinais desta doença.
Destacamos a Catarata senil ou da idade que, normalmente, desenvolve-se depois dos 65 anos. Por esse motivo, é descrita como uma doença associada ao envelhecimento e muitas vezes conhecida como a “catarata no idoso”.
Quais os sintomas da doença?
Os sintomas mais frequentes das cataratas são:
Redução gradual da visão, tanto para o perto como para o longe;
Maior sensibilidade à luz;
Mudança frequente de óculos;
Halos em torno das luzes;
Diminuição da visão noturna;
Prevenção e tratamento das Cataratas
A formação das cataratas é, quase sempre, um processo inevitável relacionado com o envelhecimento das estruturas oculares. O único tratamento definitivo das cataratas é a cirurgia, que têm sido realizadas com total sucesso. Uma alimentação equilibrada pode também traduzir-se num menor risco de desenvolvimento de cataratas. Outra medida preventiva é proteger-se da radiação solar por meio de óculos escuros e/ou com proteção ultravioleta.